domingo, 28 de Abril de 2024  10:35
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Puré de Batata

Puré de Batata

Cozer as batatas. Passar no passador e juntar o leite quente com manteiga e um pouco de noz-moscada tudo misturado. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
29-03-2011

1200 crianças cativadas pela música clássica em Estarreja.


Mais de 1200 alunos do 1º Ciclo do Concelho de Estarreja "viveram" a experiência de participar activamente num concerto de música ...

Mais de 1200 alunos do 1º Ciclo do Concelho de Estarreja "viveram" a experiência de participar activamente num concerto de música clássica, no Cine-Teatro de Estarreja, com o Projecto Música na Escola “O que há na barriga de uma Sinfonia!”, acção inserida no Programa Escola d’Arte.

Neste projecto de acção educativa, apresentado por Jorge Ribeiro, a Orquestra Filarmonia das Beiras, dirigida pelo Maestro António Vassalo Lourenço, abordou a obra do compositor Wolfgang Amadeus Mozart, nomeadamente a conhecida obra, Pequena Serenata Nocturna (Eine Kleine Nachtmusik).

Beatriz, 9 anos, da Escola de Santo Amaro, comentou no final que a sessão "foi boa". Com apenas 6 anos, Rafael, da Escola de Pardilhó, que nunca tinha visto uma orquestra ao vivo, é da opinião que o concerto foi “muito fixe!”, adiantando que "não conhecia Mozart mas gostou da melodia". Também de Pardilhó, Leandro, 12 anos, exclamava “achei muito lindo”. Este projecto tem como objectivo a divulgação, sensibilização e formação do público infantil para a música, através da interacção com a orquestra. Maria Isméria, professora da Escola de Santo Amaro, afirmava que esta é uma “actividade muito interessante e enriquecedora para crianças e adultos. É uma oportunidade que eles têm de contactar com um tipo de música que normalmente não contactam”.

Neste programa é estabelecida uma analogia entre a Orquestra e o corpo humano, bem como entre a música e as funções vitais do organismo. Uma forma de captar a atenção das crianças e encontrando formas de aproximação à musica clássica sem “olharem para ela como uma coisa desinteressante e muito difícil de perceber”, explicou o apresentador da Orquestra da Filarmonia das Beiras, Jorge Castro Ribeiro. “A música clássica não é difícil de ouvir se for explicada. As crianças ouviram meia hora de música e estiveram atentas”, dizia. “As crianças foram muito participativas, a sala é fantástica e oferece muito boas condições técnicas e da parte da Câmara, houve uma organização cuidada e devidamente preparada”, comentou no final.

As três sessões pedagógicas comentadas, com a participação das crianças acompanhadas pelos professores, marcadas pela interactividade entre músicos da orquestra, animador e crianças, tiveram lugar nos dias 23 e 24 de Março, no Cine-Teatro de Estarreja.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®